
Muito se discute sobre os benefícios e malefícios do café para a saúde. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, traz uma boa notícia para as mulheres que apreciam a bebida. De acordo com a pesquisa, tomar café pode reduzir o risco de ela desenvolver câncer endometrial. A instituição, no entanto, ressalta que é necessário tomar cuidado com o açúcar e o creme extra.
O levantamento mostra que beber mais de quatro xícaras de café por dia durante um período prolongado de tempo reduz em 25% o risco de desenvolver a doença. Se a mulher beber entre duas e três, o risco fica 7% menor. A principal autora do estudo, Youjin Le, disse em entrevista à agência EFE que os altos níveis de estrogênio e insulina se associaram a um maior risco de câncer de endométrio, aquele que se origina no revestimento do útero.
Pesquisas anteriores já haviam mostrado uma relação entre as mulheres que não desenvolviam a doença com o consumo de café.
Os pesquisadores utilizaram informações de um estudo mais amplo de saúde, com a participação de 67.470 mulheres durante 26 anos. Foram registrados 672 casos de câncer de endométrio.
Foi constatado que as mulheres que bebiam mais café tiveram 25% menos chance de desenvolver a doença.




